
Ensino
Em Santa Catarina, o total de matrículas em cursos remotos já supera os alunos presenciais desde 2021. Em 2023, a participação de matrículas online foi de 59% do total de alunos de curso superior do estado.
Do total de matrículas do ensino superior em Santa Catarina, 6,9% estão em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Considerando as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), a participação é de 17,3%.
9 mil
concluintes em ensino superior de cursos STEM
5ª
maior taxa de concluintes STEM do ensino superior
17,3%
das matrículas de ensino superior são em cursos STEM
1,1
concluinte de cursos STEM a cada mil habitantes
Ensino no Brasil
O Brasil tem 1,37 milhões de matrículas do ensino superior (considerando cursos online e presenciais), deste total, 214 mil estão em cursos STEM.
O estado de São Paulo é quem possui maior número de alunos se formando em cursos STEM, com 74,1 mil concluintes, na sequência aparecem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Distribuição das matrículas de ensino superior no Brasil
Do total de matrículas do ensino superior no Brasil, 7,3% estão em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Considerando as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), a participação é de 17,5%.
Taxa de concluintes STEM do ensino superior por mil habitantes
Assim como a taxa geral de concluintes do ensino superior, Santa Catarina tem a 5° maior taxa de concluintes STEM, considerando os cursos de graduação.
O estado possui um total de 1,1 concluinte de cursos STEM a cada mil habitantes.

Ensino superior catarinense
A UFSC é a instituição com maior concluintes STEM, cerca de 900 alunos, o que representa um total de 15,5%. Na sequência aparecem IFSC, UDESC, UNISUL, UNOESC e UNIVALI.
As 10 instituições de maior número de concluintes STEM em Santa Catarina representam cerca de 58% do total de formandos presenciais do estado, que é de 5,8 mil alunos.
Distribuição das matrículas de ensino superior em Santa Catarina
Do total de matrículas do ensino superior em Santa Catarina, 6,9% estão em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Considerando as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática), a participação é de 17,3%.
A UFSC é a instituição com maior concluintes STEM, cerca de 900 alunos, o que representa um total de 15,5%.
As 10 principais instituições de alunos formandos em cursos STEM representam 58% do total de concluintes presenciais do estado.